8 de fevereiro de 2014

Grande Vitória: "ônibus BRT"


Com as perspectivas de implantação dos corredores de BRT (sistema de ônibus rápidos) da Grande Vitória, foram adquiridos em 2010/2011 diversos ônibus, entre convencionais e articulados, com portas em ambos os lados da carroceria. A ideia era fazer com que a frota do Transcol já estivesse apta para a operação assim que as obras fossem concluídas pelo Governo do Estado.

Chamados também de ônibus-pódium, a Granvitur (Viação Grande Vitória) fez a aquisição de dois lotes de veículos nessa configuração, que operam hoje nas principais linhas da empresa. Todos eles são do modelo CAIO Apache VIP, com chassi Mercedes-Benz OF1722M, que já equipa grande parte da frota da operdora. Os ônibus com portas em ambos os lados seriam utilizados em linhas dos corredores, como se essa característica já fosse o bastante para enquadrá-los nessa operação.

Com o passar do tempo e morosidade do processo licitatório e projetos do BRT, foi divulgado que esses ônibus não seriam mais utilizados nos corredores, pois não se enquadram no modelo de BRT a ser implantado na nossa região metropolitana. Em cidades onde os corredores já operam, o modelo adotado para os sistemas são os ônibus padrons, com câmbio automático e suspensão a ar, garantindo conforto e segurança, tanto para usuários como para os motoristas.

Abaixo, algumas fotos dos ônibus que operam na Grande Vitória e não serão usados nos corredores:


Veja também:
 • Outros desenhos da Viação Grande Vitória
 • Consulta de horários - Transcol e Seletivo

Postagem atualizada em 08/02/2014. Encontrou algo errado? Avise-nos!

Nenhum comentário: